A partir da próxima segunda-feira, 26 de maio, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começarão a receber a devolução de valores referentes a descontos indevidos de mensalidades associativas que foram aplicados na folha de pagamento do mês de abril. O INSS disse que o valor será de R$ 292 milhões.

Neste primeiro momento a devolução contemplará beneficiários que tiveram cobranças realizadas apenas em abril, mesmo após o bloqueio das autorizações de desconto por sindicatos e associações.

A devolução ocorre porque, apesar da decisão do Governo Federal de suspender os descontos associativos por medida de proteção aos beneficiários, a folha de abril já havia sido processada quando o bloqueio foi implementado. Com isso, milhares de pessoas foram surpreendidas ao ver descontos mantidos nos contracheques, mesmo após a revogação de suas autorizações.

Segundo o INSS, não será necessário que o segurado tome qualquer providência para receber os valores. O crédito será incluído automaticamente no pagamento regular do benefício, que ocorre entre os dias 26 de maio e 6 de junho, de acordo com o número final do benefício (NB).

Calendário de pagamentos 313r6e

Veja o calendário de ressarcimento:

Para quem recebe até um salário mínimo (R$ 1.518 em 2025):

Final do NB Data de pagamento
1 26 de maio
2 27 de maio
3 28 de maio
4 29 de maio
5 30 de maio
6 2 de junho
7 3 de junho
8 4 de junho
9 5 de junho
0 6 de junho

Para quem recebe acima de um salário mínimo:

Final do NB Data de pagamento
1 e 6 2 de junho
2 e 7 3 de junho
3 e 8 4 de junho
4 e 9 5 de junho
5 e 0 6 de junho

INSS alerta para golpes: cuidado com mensagens e ligações 2v5k32

Devido à devolução, o INSS ressalta que o órgão não entra em contato com os segurados através de ligações telefônicas, WhatsApp ou mensagens via SMS a fim de resolver pendências sobre reembolsos. Qualquer comunicação com esse teor deve ser considerada suspeita. O instituto orienta os cidadãos a não compartilharem dados pessoais e denunciarem imediatamente perfis ou números desconhecidos que se apresentem como representantes do órgão.

Como verificar os descontos 215r4t

Quem ainda desconfia de valores indevidos pode verificar o extrato de pagamento e registrar contestação por meio dos canais oficiais do INSS. Veja como fazer:

  1. e o aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS;
  2. Faça com sua conta gov.br;
  3. No canto superior direito, toque no ícone do sino (notificações);
  4. Verifique se há mensagens sobre desconto de entidade associativa;
  5. Toque na notificação para confirmar ou contestar a cobrança;
  6. Também é possível ar o menu "Extrato de Pagamento" para analisar o histórico completo de descontos.

Caso enfrente dificuldades técnicas no aplicativo, o INSS recomenda aguardar a normalização do sistema ou utilizar a Central Telefônica 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.