Atenção, estudantes que pretendem prestar o Enem em 2025: a partir de segunda-feira, 14 de abril, começa o prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição. O período se estende até o dia 25 de abril e também vale para os candidatos que precisam justificar ausência na edição de 2024 para garantir a gratuidade no exame deste ano. As regras e o cronograma foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), por meio do Edital nº 18/2025, publicado no Diário Oficial da União.

Os pedidos devem ser feitos exclusivamente pela Página do Participante, utilizando da conta gov.br. Caso o candidato tenha esquecido a senha, poderá recuperá-la seguindo os os disponíveis na própria plataforma.

O Enem serve como critério de seleção para programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Também é aceito por diversas instituições de ensino superior em Portugal, por meio de acordos firmados com o Inep.

Quem tem direito à isenção? 6m337

De acordo com o edital, têm direito à isenção da taxa de inscrição do Enem 2025 os seguintes perfis:

  • Estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio em escola pública em 2025 (inclusive beneficiários do Pé-de-Meia);
  • Pessoas que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais na rede privada, com renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo por pessoa;
  • Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Além disso, candidatos que se inscreveram no Enem 2024, mas não compareceram aos dois dias de prova, deverão apresentar justificativa de ausência para ter o à gratuidade na edição de 2025.

Justificativa de ausência do Enem 2024 3j5k3p

O participante que teve isenção da taxa de inscrição no Enem 2024, mas não compareceu aos dois dias de prova, deverá justificar sua ausência caso queira solicitar novamente a isenção para o Enem 2025.

O procedimento deve ser realizado por meio do endereço eletrônico enem.inep.gov.br/participante, entre os dias 14 e 25 de abril de 2025, até as 23h59 (horário de Brasília-DF). Não é possível justificar a ausência separadamente, sem vincular a um novo pedido de isenção.

É importante destacar que a apresentação da justificativa de ausência não garante a isenção automática da taxa de inscrição para o Enem 2025. Para obtê-la, o participante deverá atender a pelo menos um dos critérios estabelecidos no edital.

Caso seja constatada a apresentação de informações falsas ou incorretas para obter isenção indevida da taxa de inscrição, o participante poderá ser eliminado do Enem a qualquer momento. Além disso, deverá ressarcir os valores ao erário e poderá responder por crime contra a fé pública, sem prejuízo de outras sanções previstas em lei.

O participante deverá ar o endereço eletrônico a partir do dia 12 de maio de 2025 para consultar o resultado da justificativa de ausência no Enem 2024 e/ou da solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2025.

A justificativa de ausência no Enem 2024 e/ou o pedido de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2025 serão indeferidos caso o participante:

  1. a) deixe de atender a qualquer exigência prevista neste Edital;
  2. b) não comprove, por meio da documentação exigida as informações declaradas;
  3. c) apresente dados ou documentos incompatíveis, contraditórios ou falsos.

Cronograma completo da isenção 354sb

  • Solicitação de isenção e justificativa de ausência: 14 a 25 de abril
  • Resultado das solicitações: 12 de maio
  • Período para recursos: 12 a 16 de maio
  • Resultado dos recursos: 22 de maio