Com convocação realizada pela edição desta terça-feira, 13 de setembro, do Diário Oficial do Estado (RS), a Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul irá preencher 1.300 cargos no quadro de pessoal da Brigada Militar do Estado para Polícia Ostensiva e também no Corpo de Bombeiros. O incremento de novos policiais integra o pacote de medidas da segunda fase do Plano Estadual de Segurança Pública, lançado no final de junho pelo governador José Ivo Sartori e envolve R$ 166,9 milhões em novos investimentos.

Para a Brigada Militar, foram chamados 1.040 aprovados no concurso realizado para Soldado em 2014, que agora realizarão exames médicos a fim de iniciarem o treinamento na Academia de Polícia Militar. A lista inclui os nomes de 1.040 candidatos às vagas existentes e outros 232 candidatos para suplentes, caso haja alguma desistência ou reprovação destes nos quesitos exigidos no edital.

Já para o Corpo de Bombeiros são 334 convocados, sendo 260 imediatos e outros 74 suplentes para ingresso no cargo de Soldado Bombeiro Militar. Veja os nomes dos convocados.

Os exames de avaliação médica ocorrerão já entre os dias 10 e 12 de outubro, na Academia de Polícia Militar, em Porto Alegre-RS. Os candidatos serão submetidos ainda a avaliações psicológicas e toxicológicas.

Os editais informam ainda que os candidatos convocados deverão providenciar os documentos constantes no item 10 do edital do concurso (Exame Toxicológico) para a realização da Sindicância da Vida Pregressa que ocorrerá nos dias 11, 12, 13 e 14 de novembro de 2016, conforme edital a ser divulgado nos próximos dias.

O comandante-geral da Brigada Militar, coronel Alfeu Freitas Moreira, comemorou a publicação. "É uma reposição importante para o efetivo da instituição. Vamos agilizar os procedimentos necessários para inclusão dos concursados para que, até o final de outubro, início de novembro, possamos iniciar o curso", afirmou Freitas.

O concurso foi coordenado pela banca Exatus e teve provas objetivas aplicadas em 06 de abril de 2014 nas cidades de Caxias do Sul, Lajeado, Osório, o Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santo Ângelo e Santana do Livramento.

Com informações do portal Governo RS