A Caixa Econômica Federal vai dar início em menos de um mês ao pagamento do Pis/Pasep 2022. O abono salarial será depositado para a partir do dia 8 de fevereiro para 23 milhões de brasileiros que trabalharam com carteira assinada durante o ano de 2020.
Com o adiamento do depósito no ano ado, muitas dúvidas ainda surgem a respeito do benefício e uma delas é se haverá antecipação do pagamento para quem é correntista da Caixa e do Banco do Brasil.
Como já informamos aqui, o calendário de pagamento do abono salarial referente ao ano-base 2020 foi adiado no ano ado e terá pagamentos só agora por recomendação da Controladoria Geral da União (CGU) acatada pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat). Com a decisão, o calendário a a ter todos os depósitos no mesmo ano. Até então, o calendário do Pis/Pasep começava em julho e seguia até junho do ano seguinte.
No modelo antigo, o governo liberava o valor do abono salarial com um mês de antecedência para os trabalhadores correntistas da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil.
Com a mudança do novo calendário, correntistas das duas instituições irão receber na mesma data em que os demais trabalhadores que terão o ao benefício em conta poupança digital no Caixa Tem ou pelo Cartão Cidadão.
Outra novidade deste ano é que o pagamento para cerca de 107 mil trabalhadores que residem nos estados da Bahia e Minas Gerais irão receber o abono salarial no primeiro dia de pagamento, independente do mês de nascimento ou do número do benefício.
As pessoas com direito ao Pis ano-base 2020 em MG e BA vão receber no dia 8 de fevereiro. Já os trabalhadores do setor público nesses estados vão receber o Pasep no dia 15 de fevereiro, sem necessidade de esperar pelo calendário completo.
Abono Pis/Pasep vai cair no Caixa Tem 13p68
De acordo com informações da Caixa, até o momento mais de 109 milhões de brasileiros possuem conta poupança digital no Caixa Tem. Desde 2020 o aplicativo recebeu milhões de pessoas que abriram a conta digital para receber benefícios sociais como o Auxílio Emegencial, o BEm, saque emergencial do FGTS, entre outros.
Com o abono salarial não será diferente. A Caixa vai creditar os valores do Pis/Pasep no Caixa Tem para aqueles trabalhadores que não possuem conta corrente ou poupança na instituição. A conta será aberta automaticamente pelo banco e o beneficiário poderá movimentar o dinheiro no aplicativo Caixa Tem a partir da data definida no calendário (veja abaixo).
Nos casos em que não for possível abrir a conta poupança digital o trabalhador poderá sacar os valores com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, CAIXA Aqui ou agências, também de acordo com o calendário de pagamento escalonado por mês de nascimento.
Já para os correntistas da Caixa e do BB o pagamento será feito automaticamente em sua conta no banco, de acordo com o mês de seu nascimento.
Aplicativos para consultar Pis/Pasep 2022 32m3r
De acordo com o governo federal, a partir do dia 22 de janeiro os trabalhadores poderão consultar na Carteira de Trabalho Digital ou no portal gov.br para saber se tem direito e qual o valor do Abono Salarial, a data e o respectivo banco de recebimento.
O aplicativo da CTPS digital ( para versão Android ou versão IOS) permite ao trabalhador consultar as informações de todos os contratos de trabalho (antigos e atual), como o período trabalhado, a média salarial, anotações de férias e o número do Pis/Pasep.
A Carteira de Trabalho digital também possui uma aba chamada "Benefícios", onde constam informações sobre o abono salarial, benefício emergencial e seguro-desemprego. Assim que divulgado o calendário oficial, o aplicativo deve atualizar a informação com a data em que o trabalhador irá receber o abono salarial em 2022.
Consulta no app Caixa Trabalhador 5z3w1o
Os trabalhadores que estão em dúvida se tem direito a receber o Pis/Pasep podem fazer a consulta de duas formas: pelo site ou aplicativo da Caixa. A primeira delas é ando o site da Caixa Econômica Federal, onde o trabalhador poderá consultar o Pis pelo F ou número do NIS.
A mesma consulta pode ser feita no aplicativo Caixa Trabalhador, disponível para nas lojas de apps para celulares Android [clique para baixar] e também para iPhones (iOS) [baixe aqui].
Pis/Pasep será pago em dobro neste ano? 4n1834
Com a mudança no calendário do abono salarial os trabalhadores ainda esperavam pela possibilidade de receber o Pis/Pasep em dobro, visto que em 2022 seria pago o benefício para quem trabalhou durante 2021.
Contudo, o governo federal não confirmou essa possibilidade e afirmou que os brasileiros irão receber apenas o abono referente ao ano-base 2020. Assim, os valores para quem trabalhou com carteira assinada no ano ado devem ser depositados somente em 2023.
Terão direito ao abono Pis/Pasep a partir de 8 de fevereiro os brasileiros que trabalharam por pelo menos 30 dias com carteira assinada no ano de 2020. Ainda, para ter o ao saque é necessário cumprir os seguintes requisitos:
- Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
- Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base (2020);
- Ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, no ano-base considerado para apuração;
- Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
Calendário do abono Pis começa em 8 de fevereiro 3u5a27
O pagamento do Pis vai iniciar no dia 8 de fevereiro para os nascidos em janeiro e seguir até 31 de março quando o dinheiro será depositado para nascidos em dezembro.

Para os trabalhadores do setor público que recebem o benefício Pasep o pagamento inicia uma semana depois. A partir de 15 de fevereiro o dinheiro será depositado pelo Banco do Brasil conforme o calendário abaixo e o número final de inscrição do beneficiário:
Número Final da inscrição do PASEP | Data de pagamento |
0 e 1 | 15/02 |
2 e 3 | 17/02 |
4 | 22/02 |
5 | 24/02 |
6 | 15/03 |
7 | 17/03 |
8 | 22/03 |
9 | 24/03 |
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.