Nos últimos dias, o Governo Federal anunciou a implantação de um novo modelo de linha de crédito para uma parte da população brasileira. O empréstimo para os trabalhadores sob regime de CLT está oferecendo agora a possibilidade de usar parte do FGTS para garantia de um novo empréstimo que, teoricamente, teria "juros mais baixos".
O processo é rápido e fácil, tanto é que mais de 50 milhões de brasileiros já aram o App da Carteira de Trabalho Digital para simular os valores disponíveis. Ali é possível já fazer a solicitação, os contratos e logo ter o aos valores.
Entretanto, por conta de ainda ser um programa novo e que está em seus primeiros dias de atividade, muitos brasileiros estão com dúvidas sobre as regras e principalmente, algumas notificações do sistema sobre uma possível recusa nas propostas. É possível também que, diante do grande volume de simulações e pedidos, a plataforma enfrente instabilidade.
De acordo com informações preliminares do Ministério do Trabalho, cerca de R$ 50 bilhões já foram pedidos através desta nova modalidade de crédito, pegando de surpresa até mesmo os bancos que financiam esses recursos.
Empréstimo CLT pode ser descontado por outras dívidas? k1317
Alguns brasileiros estão realizando a solicitação para os empréstimos, mas receberam um aviso com o seguinte texto:
"Caso você tenha outros empréstimos, o novo será usado para quitá-los. Sua dívida pode impedir a contratação desta proposta."
O que isso significa? O Governo Federal pode, de fato, retirar valores dos empréstimos por conta de dívidas já existentes? A resposta é SIM. Entretanto, para isso acontecer, depende de alguns fatores e que você pode evitar, caso queira solicitar o empréstimo para outras situações.
Basicamente, qualquer valor deste novo empréstimo somente pode ser descontado se a conta informada para o depósito da quantia contratada seja a mesma em que você possui uma dívida pendente.
EXEMPLO: Se o cidadão possui dívida de um empréstimo anterior no Banco do Brasil e contrate o empréstimo consignado CLT para o Banco do Brasil, o valor pode ser descontado para o pagamento da dívida anterior.
Vale lembrar que, a partir do momento que você realiza a solicitação no aplicativo, são enviadas diversas propostas de diferentes instituições financeiras. Por isso, é possível que, caso você queira utilizar o novo empréstimo para abater dívidas anteriores, você destine a mesma conta para receber.
Caso o objetivo seja usar o dinheiro para outros fins, é recomendado que a conta informada para recebimento deste empréstimo seja de uma instituição financeira na qual você não possui pendências.
Como solicitar empréstimo para CLT? 614s4k
Todos os pedidos para esta modalidade de empréstimo são feitos através do aplicativo "Carteira de Trabalho Digital". Após baixar o app, é necessário que o cidadão autorize o compartilhamento dos dados do eSocial e a partir disso, você estará liberado para pedir as propostas.
Quais são as regras 5x6w6f
- A prestação mensal do empréstimo não poderá ultraar 35% do salário do trabalhador.
- No momento da solicitação, o trabalhador pode optar por autorizar o uso de 10% do FGTS como garantia, 100% da multa rescisória ou outras garantias.
- A instituição financeira avaliará dados como tempo de serviço e salário do trabalhador para decidir se concederá o crédito.
- Caso o trabalhador desista do empréstimo, ele tem 7 dias corridos, a partir do recebimento do crédito, para devolver o valor total recebido das instituições financeiras
Em até 24 horas, você receberá as propostas levando em consideração as regras atuais e também com os detalhes sobre valor das parcelas e taxas de juros. A partir do dia 25 de abril, os bancos privados receberão a autorização do Governo Federal para realizar as operações desta linha de crédito dentro de suas próprias plataformas. Ou seja, a portabilidade só ficará disponível depois dessa data.

O valor das parcelas será descontado diretamente na folha do trabalhador mensalmente por meio do eSocial, estando dentro da margem de 35% do salário bruto. As informações sobre valor restante para pagamento e demais dados sobre o contrato também serão atualizadas periodicamente.
Esta nova modalidade de crédito está disponível para qualquer trabalhador com carteira assinada, empregados domésticos e rurais. Empregados contratados por MEI (cada MEI pode contratar 1 trabalhador), também tem o direito.
Taxas menores? f2c1s
Nem sempre. Sempre vale a pena consultar o quanto você irá pagar de juros na simulação de cada instituição bancária. Na simulação acima, a taxa cobrada para ar esse dinheiro não é baixa: 3,04% ao mês. Com uma SELIC na casa de 1% ao mês, fique atento para não aumentar ainda mais o seu quadro de endividamento.
Há instituições financeiras e fintechs que oferecem empréstimos pessoais diretos (a depender de seu score) com taxas bem menores. No Nubank, por exemplo, fizemos uma simulação no valor de R$ 3 mil onde a taxa cobrada era de apenas 1,95%, bem menor do que os 3% cobrados pelo empréstimo CLT do governo.

Outro exemplo é o consignado de aposentados e pensionistas do INSS, por exempo, onde os juros giram abaixo de 2% ao mês desse grupo. Por isso, tenha cuidado e fique atento para não complicar ainda mais sua situação financeira.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.