Um importante evento aconteceu na última segunda-feira (5). Através de uma portaria no Diário Oficial da União, foi regulamentado oficialmente o programa Acredita no Primeiro o, voltado para pessoas beneficiárias do Bolsa Família ou que estão inscritas no Cadastro Único.
Este, mesmo sendo o principal, é apenas um dos quatro "braços" criados para o programa, que envolve ainda crédito para MEI's e investimentos em projetos sustentáveis. Primeiramente, quando o programa foi oficialmente lançado, tinha o efeito de medida provisória. Agora uma portaria aperfeiçoou alguns processos de alcance do programa.
O Programa Acredita no Primeiro o atua em três frentes:
- o ao emprego - inclusão no mercado de trabalho por meio de estratégias de intermediação de mão de obra, articulação com os programas públicos de investimento e com o setor privado para o mapeamento de oportunidades;
- promoção da empregabilidade - preparação para o mercado de trabalho por meio de estratégias de qualificação profissional, elevação da escolaridade, aprendizagem e orientação profissional; e
- estímulo ao empreendedorismo - promoção de estratégias de fomento, assistência técnica e gerencial, educação empreendedora, educação financeira, arranjos produtivos e o ao crédito.
Empréstimos liberados 5a3n52
Conhecido nacionalmente também como o "Empréstimo do Bolsa Família", o programa Acredita no Primeiro o é istrado pelo Governo Federal. Entretanto, está aberta agora a possibilidade de participação, por adesão, dos estados, do Distrito Federal, dos municípios, da sociedade civil e instituições públicas ou privadas.
O programa é baseado principalmente em fornecer linhas de crédito orientadas para pessoas que estão inscritas no Cadastro Único e que, ou queiram iniciar um negócio próprio, ou queiram melhorar o faturamento de sua microempresa.
Os beneficiários podem solicitar até R$ 21.000,00 para os que não possuem um negócio já em funcionamento. Para quem já tem um negócio em atividade através do MEI (Microempreendedor individual), existe um limite de até 30% do faturamento anterior ao período em que solicitou o empréstimo.
Um dos principais diferencias do programa Acredita no Primeiro o é que não existe necessidade de inserir um fiador ou garantia de bens, é o governo que é o fiador. Luiz Carlos Everton, secretário do MDS, detalhou e elogiou a maneira com que o programa está auxiliando esta parte da população:
"A portaria trata claramente dos objetivos do programa, das ações a serem desenvolvidas e, sobretudo, dos eixos estruturantes do programa, como a capacitação profissional para obtenção do emprego ou para o empreendedorismo, àqueles que querem montar os próprios negócios, nos locais em que temos os bancos parceiros que viabilizarão o financiamento com um fundo garantidor constituído pelo Governo Federal" declarou.
Bancos que ofertam o empréstimo 6h6z1h
Já foram liberados cerca de R$ 3,1 bilhões em mais de 192,81 mil operações realizadas nas modalidades do Acredita Primeiro o e Procred 360 (Segundo o).
Para saber mais sobre os valores liberados via empréstimo, o beneficiário pode procurar os bancos que ofertam hoje os valores: Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Banco da Amazônia e cooperativas de crédito, como Sicoob, Sicredi e Cresol.
As operações de microcrédito são realizadas pelas instituições financeiras para o público do Cadastro Único com recursos dos Fundos Constitucionais de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), do Nordeste (FNE), do Norte (FNO), do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.